Quem já está familiarizado com obras de engenharia, seja no contexto de mineração ou de infraestrutura civil, sabe que comumente envolvem a execução de taludes de elevada altura e inclinação nos mais diversos contextos, sejam eles em maciços rochosos ou terrosos.
Nesse caso, após o mapeamento, as condições geomorfológicas, geológicas e geotécnicas são utilizadas como indicativos para medir o potencial de ocorrência de mecanismos de instabilidade. Logo, favorece a análise da execução de algum tipo de obra de estabilização, a fim de promover um desenvolvimento seguro dos projetos, conforme abordado por Oliveira & Monticeli (2018).
Para explicar melhor como funciona o uso de malhas de aço de alta resistência para garantir a estabilização de taludes, elaboramos este conteúdo com base no artigo publicado por Daniel Rodrigues Jardim — Engenheiro de Minas especializado em Geotecnia. Confira!
Quais são as técnicas utilizadas para garantir a segurança da estrutura?
Diversas são as técnicas que promovem a segurança das estruturas, conforme mencionado por Oliveira & Monticeli (2018). No entanto, as mais utilizadas são: contenções passivas e ativas.
Nesse contexto, as malhas de aço de alta resistência, associadas a tirantes e chumbadores de aço, são um tipo de solução compatível tanto para a estabilização de maciços terrosos quanto rochosos. Para esse último, a melhoria das condições de segurança pode ser proporcionada por dois sistemas: o de controle de desprendimentos e os flexíveis de estabilização.
Como funcionam os sistemas de segurança utilizados em obras com estrutura rochosa?
Como mencionamos, os sistemas de controle de desprendimentos ou sistemas flexíveis de estabilização são utilizados para aumentar a segurança na estabilização de estruturas rochosas. A seguir, explicaremos o funcionamento de cada um. Acompanhe!
Controle de desprendimentos
Em um sistema usado para controle de desprendimentos, a malha de aço atua como uma membrana metálica de alta resistência que guiará, de forma controlada, os blocos desprendidos até a base do talude. O sistema consiste na malha fixada no pé e na crista do talude por meio de uma associação de cabos de aço e tirantes/chumbadores, revestindo toda a face do talude.
Sistemas flexíveis de estabilização
Nesse tipo de sistema, a malha é associada a tirantes ou chumbadores de aço e fixada à superfície do maciço. Por intermédio de placas de ancoragem, a malha se solidariza com a distribuição do carregamento imposto pelas fixações e restringe a movimentação de massa. Para tanto, é fundamental que o comprimento dos tirantes/chumbadores ultrapasse a zona instável do talude.
Um dos aspectos mais relevantes do desempenho desses sistemas aplicados aos taludes está relacionado ao comportamento da malha: na resistência à tração, interação com as placas de fixação e qualidade de galvanização, que promoverá a longevidade do sistema.
Ficou claro para você como funciona o uso de malhas de aço de alta resistência para a estabilização de taludes. Com base neste conteúdo, percebemos que a escolha bem-feita dos materiais que serão utilizados na obra faz toda a diferença na segurança e no bom acabamento da estrutura.
Este conteúdo foi baseado em artigo de Daniel Rodrigues Jardim — Engenheiro de Minas especializado em Geotecnia.