imagem de um aterro
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Solo reforçado: veja as aplicações da técnica de contenção de aterro

Quando paramos para observar o passado, notamos o quanto a Engenharia Civil evoluiu ao longo dos anos. Esse progresso é visível nas grandes construções civis e, principalmente, nas obras de contenção de aterro, cujo objetivo é impedir o desabamento do solo ou ruptura de rochas.

Infelizmente, desastres ambientais envolvendo deslizamento de terra, como o que ocorreu em 2011 na baixada fluminense, são bastante comuns. Logo, fica claro que o reforço do solo e a contenção são fundamentais para manter a estabilidade do terreno e garantir a segurança de quem transita por esse espaço.

Sabendo da importância desse assunto, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para realizar o reforço e a contenção de aterro de forma eficaz. Para isso, conversamos com o Emerson José Ananias, Engenheiro e Gerente de Negócios da Belgo GeoTech. Acompanhe a leitura.

Como garantir um solo reforçado no aterro?

A técnica de reforçar o solo visa aumentar sua resistência à tração e criar compostos que o tornam mais resistente. Isso porque o solo reforçado é composto por dois elementos: solo e reforço.

O reforço é feito com materiais oriundos da indústria com alto controle de qualidade e atributos bem conhecidos, fáceis de serem utilizados no projeto. Sendo assim, o ponto mais relevante para garantir a qualidade do processo é assegurar que o solo tenha boas características.

Para isso, é feito o controle de captação adequado, juntamente com um eficiente processo de compactação e avaliação das propriedades desse solo. Assim, é possível ter materiais de alta qualidade, somados aos produtos sintéticos ou metálicos que serão utilizados no solo reforçado.

O que é uma estrutura de contenção?

As estruturas de contenção, popularmente chamadas de muro de arrimo, são armações construídas com o objetivo de tornar o solo estável e evitar que maciços de terra ou rocha se rompam.

O solo reforçado é uma técnica alternativa entre as várias possibilidades para estrutura de contenção. “Ele é composto por um paramento frontal, solo de aterro controlado e compactado, e os reforços ligados ao paramento frontal que entram no maciço de aterro compactado”, explica Emerson.

Além das estruturas principais, aterro, reforço e paramento frontal, também é importante ter atenção aos sistemas de drenagem, dispor de um bom projeto e ter um controle de compactação eficiente.

As contenções auxiliam no ganho de espaço proporcionando, assim, o aumento da área plana. Dessa forma, a construção de contenções, em vez de taludes, facilita a construção de estacionamentos, ruas e docas de carregamento. Diante disso, podemos ressaltar que os benefícios dessa técnica valem o investimento. Isso porque:

Conheça os sistemas de proteção contra desprendimentos e quedas de rochas em obras
  • permite maior aproveitamento do solo local;
  • facilita a construção do projeto;
  • reduz os custos de obras com grandes alturas;
  • oferece mais segurança e durabilidade ao longo do tempo;
  • pode ser feita em áreas com alturas de até trinta metros;
  • possibilita melhor aproveitamento de terrenos íngremes.

Como se dá a aplicação de uma estrutura de contenção em aterros?

Devido à necessidade de construir em terrenos cada vez mais íngremes, com condições de topografia desfavoráveis, as contenções têm se tornado muito comuns. Nesse caso, com o advento dos solos reforçados, houve uma redução significativa no valor do investimento necessário para erguer contenções, principalmente em terrenos com altura superior a oito metros. Logo, fez com que essa técnica se tornasse ainda mais difundida.

Dessa forma, para garantir uma obra de contenção bem-feita, é preciso analisar com cuidado seu principal elemento: o solo. Nesse caso, é necessário considerar todos os fatores e características que podem, de alguma forma, influenciar a sua estabilidade, como:

  • o nível de coesão;
  • ângulo de atrito efetivo;
  • permeabilidade;
  • resistência ao cisalhamento;
  • grau de compactação e assim por diante.

Além disso, é preciso ter atenção aos seguintes pontos:

  • realize uma avaliação correta da jazida de aterro e defina processo de compactação. Nesse caso, não permita espessura de camadas de compactação maiores que vinte e cinco centímetros;
  • tenha controle efetivo da compactação na obra;
  • esteja atento às trocas do tipo de solo no mesmo local;
  • observe como ocorre o sistema de drenagem do aterro, solo natural e das águas pluviais;
  • faça a sondagem do solo;
  • assegure que a instalação dos reforços, independentemente de serem metálicos ou sintéticos, seja feita de forma plana. Jamais permita a realização de manobra de veículos sobre os materiais esticados para evitar possíveis danos.

Grande parte dos casos em que houve ruptura do solo teve como causa principal a chuva, seguida da ocupação irregular do terreno. Com isso, fica clara a importância de analisar o seu nível de estabilidade para garantir uma construção de contenção segura e eficiente. Afinal, um erro pode comprometer a estrutura da obra e provocar grandes desastres. As técnicas de bioengenharia de solos é uma das opções de contribuir para a proteção contra erosão superficial.

Quais são as soluções da Belgo Arames para contenção de aterro?

A Belgo trabalha com a linha de contenção que usa a base de gabiões. Isso porque eles têm até oito metros de altura, aproximadamente, e oferecem melhor aproveitamento, como muro à gravidade, são mais econômicos e ágeis.

Já nas construções com altura superior a oito metros, o custo do investimento passa a ser maior. Por isso, a Belgo desenvolveu o LandPro — formado por um solo reforçado com a face em gabiões e reforços metálicos ou sintéticos.

Ou seja, a Belgo busca disponibilizar alternativas bastante econômicas para muros com altura superior a oito metros. Além disso, conta com outros diferenciais que merecem ser destacados, como:

  • a disponibilização de uma assistência para encontrar a solução que melhor atende às suas necessidades;
  • a agilidade na entrega dos materiais;
  • fornecimento de paramento de gabiões de alta qualidade.

Quanto à assistência oferecida, vale a pena deixar claro que a Belgo auxilia nos seguintes quesitos:

  • definição do projeto;
  • proposta técnica;
  • avaliação de soluções alternativas;
  • levantamento da quantidade de materiais, dimensão e especificação da obra;
  • acompanhamento da construção, realizando visitas em campo, tanto antes da obra quanto durante e após a finalização do projeto.

Como vimos ao longo deste artigo, a contenção de aterro é fundamental para garantir melhor aproveitamento do espaço e, sobretudo, evitar a ocorrência de acidentes que coloquem em risco a vida das pessoas que circulam pelo local.

Por esse motivo, é fundamental contar com uma empresa que, além de auxiliar no desenvolvimento do projeto, forneça materiais de qualidade e se disponha a acompanhar toda a construção da obra. Então, se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Últimos artigos