concreto projetado
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Entenda o uso de concreto projetado na estabilização de maciços

Concreto projetado é uma técnica em que o concreto é transportado de forma pneumática em alta velocidade sobre uma superfície. Com isso, ele é autocompactado. O uso de concreto projetado na estabilização de maciços garante grande resistência nas construções.

Daniel Rodrigues Jardim, engenheiro de Minas especializado em Geotecnia, trouxe muitas informações importantes a respeito dos benefícios e soluções da Belgo nesse sentido. Acompanhe e saiba mais!

A importância da estabilização de maciços

Tudo começa com o próprio objetivo da engenharia, cujas obras visam à alteração do meio ambiente para adequar determinadas áreas às necessidades da sociedade. Diante disso, tais intervenções modificam o estado natural de estabilidade dessas regiões.

Daniel conta que, por conta disso, as engenharias desenvolveram, ao longo de décadas de pesquisas e coleta de experiências em campo, critérios para aceitação dos estados limite de segurança correlacionados à destinação de uso.

“Por consequência, as obras de estabilização e o uso de concreto projetado na estabilização de maciços são artifícios utilizados para elevar a condição de segurança para padrões previamente definidos como aceitáveis”, explica.

O concreto projetado, seja ele reforçado com fibras de aço, seja utilizado em conjunto com telas soldadas, é uma técnica de engenharia com o objetivo de construir um paramento frontal delgado, de elevada resistência, sobre a superfície de interesse.

Ao trabalhar em conjuntos com outras soluções de estabilização internas ao maciço, como tirantes, grampos ou chumbadores, o concreto projetado age como um suporte para superfície, transferindo os esforços instabilizastes para o interior do maciço.

Devido a esse comportamento, a solução de engenharia é comumente aplicada em obras com solo e rocha grampeados, túneis rodoferroviários, adutoras de hidroelétricas e escavações subterrâneas de mineração.

Daniel chama a atenção para os riscos associados a projetos com nível insatisfatório de segurança. “Além das falhas que ocasionam perdas econômicas, provenientes de danos a propriedades, bens, máquinas e estruturas, há prejuízos ambientais resultantes de perturbações temporárias ou permanentes aos ecossistemas e, por fim, o risco à vida humana.”

Como é feito o uso de concreto projetado na estabilização de maciços

O engenheiro começa explicando que o uso da solução envolve, inicialmente, a limpeza e a umidificação da superfície do maciço a ser estabilizado, de tal forma a favorecer a adesão do concreto.

“Caso a aplicação ocorra em taludes ou encostas naturais em solo, a prática da regularização da superfície ocorre de forma prévia, objetivando, em parte, reduzir o consumo de materiais e facilitar a execução”, observa. Em seguida, ele também explica como e o que acontece no processo de aplicação do concreto projetado.

Conheça os sistemas de proteção contra desprendimentos e quedas de rochas em obras

“O concreto projetado é aplicado por compressão pneumática, que ocasiona a expulsão, em alta velocidade, do compósito contra a superfície do maciço.” Para isso, há dois métodos de execução. No primeiro, denominado projeção via úmida, o cimento e agregados são previamente misturados a água e aditivos em uma usina, ou no reservatório do equipamento. Então, todo o conjunto é bombeado.

A projeção via seca seria o segundo método, em que os agregados e cimento são misturados a água e aditivos imediatamente antes do jateamento, no próprio bico projetor.

Ainda segundo o engenheiro, quando o concreto projetado é reforçado com fibras de aço, dentro de determinados critérios de dimensionamento, pode ser dispensado o uso de telas soldadas na superfície do maciço a ser estabilizado. “Essas fibras podem ser aplicadas em ambos os métodos de execução descritos”, conclui.

Benefícios do concreto projetado na estabilização de maciços

No contexto de túneis, o concreto projetado, especialmente, quando reforçado com fibras de aço, apresenta uma velocidade executiva muito interessante, se comparado a soluções alternativas com telas soldadas ou similares.

Além disso, para taludes e encostas naturais muito íngremes, o uso do concreto projetado apresenta grandes vantagens logísticas e operacionais, se comparado às soluções de estabilização que envolvam aplicação de concreto armado tradicional. Isso porque o compósito pode ser bombeado em elevados desníveis.

A impermeabilização da superfície com concreto pode ser vantajosa em solos muito susceptíveis a erosão superficial, ou em situações em que é indesejado o fluxo de água no terreno natural. Daniel chama a atenção para a importância de um projeto bem executado na hora de colher os benefícios do uso do concreto projetado na estabilização de maciços.

“Quando bem executado, trata-se de uma solução com baixa permeabilidade. Devido a esse fato, o risco associado seria o acúmulo de água, que poderá levar a ruptura da estrutura. Portanto, é fundamental o investimento em um bom sistema de drenagem superficial e a aplicação de drenos que controlem o nível d’água e a saturação do maciço, sobretudo, no contexto de solos.”

Como a Belgo pode ajudar

As construtoras e empresas de projetos são os principais atores participantes nas obras civis que envolvem a aplicação de concreto projetado. Assim, é fundamental a escolha de profissionais habilitados e com experiência para uma correta definição dos critérios de projeto e plena execução.

Além disso, contar com bons materiais e fornecedores confiáveis constitui outro fator de sucesso para as obras. A Belgo Arames conta com um corpo técnico experiente para auxílio nas definições de especificidades e pré-dimensionamento de tais estruturas, bem como materiais de excelente qualidade, como as fibras de aço Dramix, para uso no concreto projetado.

Redução da mão de obra, de materiais aplicados, custos, e menor pegada de carbono (carbon footprint) estão entre os diferenciais do uso das fibras da aço Dramix, solução desenvolvida pela Belgo Arames.

Dessa forma, auxilia não somente com o fornecimento de materiais, mas no compartilhamento de boas práticas e recomendações técnicas que direcionarão ao sucesso dos projetos.

Fique alerta e entre em contato com a Belgo para garantir a ajuda profissional necessária aos seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Últimos artigos