solução combinada de estaca prancha e gabião em obras hidráulicas
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Entenda o funcionamento e utilização da solução combinada de estaca prancha e gabião em obras hidráulicas

Na atualidade, um dos principais objetivos dos gestores de obras seria garantir a produtividade e a eficiência dos serviços e materiais utilizados no processo. Para que isso seja possível, é fundamental conhecer as ferramentas que estão disponíveis no mercado, visando a encontrar a que mais se adequa às suas necessidades e características.

Isso é válido, pois no contexto de obra é possível encontrar vários trabalhos que exigem o emprego de ferramentas pontuais, como é o caso da estabilização de maciços. A esse respeito, um exemplo de recursos com uma boa funcionalidade é a estaca prancha metálica, utilizada de contenção.

Para você entender mais sobre ela, preparamos este artigo com a participação de Daniel Rodrigues Jardim, Engenheiro de Aplicação da Belgo GeoTech, e Mariana Rosas Grandezzi Guerrero, Engenheira Civil que trabalha na ArcelorMittal Projects. Acompanhe!

O que é estaca prancha?

Daniel Rodrigues explica que “as estacas pranchas são perfis metálicos robustos, com variadas geometrias de seção, e de ampla aplicação como estruturas de contenção ou fundação, temporárias ou permanentes, inclusive em meio hidráulico”. Ela pode ser aplicada em vários tipos de solo, sendo bastante utilizada em obras de infraestrutura.

Na prática, é utilizada na contenção de solos, bem como em proteções que têm a funcionalidade de evitar erosões. Quanto à sua estrutura, ela é formada por uma variedade de modelos metálicos. Vale ressaltar que a tecnologia empregada na estaca tipo prancha tem aprimorado vários pontos, sempre buscando a melhor produtividade, relação custo-benefício e a segurança dos serviços.

Esse recurso é criado para ser utilizado de forma provisória ou permanente, podendo ser usado em túneis, rodovias e obras de serviço público. Lembrando que, em contenções permanentes, de grandes alturas ou que necessitem ser estanques, é indicado empregar estaca prancha laminada a quente. Por outro lado, a estaca prancha conformada a frio é comumente aplicada em contenções de baixo risco, com profundidade menor, caráter provisório e que não requerem estanqueidade.

Quais são os benefícios de utilizar a estaca prancha em obras hidráulicas?

Uma das principais vantagens da utilização das estacas pranchas contempla a velocidade de execução com um número reduzido de equipamentos. A versatilidade quanto à aplicação é outro destaque da solução, sendo essa última característica derivada dos diferentes tipos de seções geométricas.

Mariana Rosas acrescenta que “as estacas pranchas laminadas a quente são produtos de extrema versatilidade, que garantem obras com tempo reduzido de execução e baixo impacto ambiental”. “Pensando em obras hidráulicas, o grande diferencial das estacas prancha é a estanqueidade que conferem ao sistema, por meio dos conectores Larssen, que, por serem laminados a quente, proporcionam um melhor ajuste e vedação”.

Em obras onde é exigida estanqueidade total, a execução de solda nos conectores garante essa vedação de forma simples e rápida. Por isso, a solução é amplamente utilizada para construção de estruturas temporárias, como ensecadeiras ou valas para a passagem de adução, e também para estruturas definitivas, como estações de tratamento de água e esgoto, barragens, cut-offs de barragens, canalizações, entre outros.

Além desses benefícios, a estaca prancha garante outras vantagens, como:

  • a possibilidade de serem extraídas e reaproveitadas, em caso de obras temporárias;
  • instalação rápida dos perfis;
  • obra limpa, de baixo impacto ambiental e canteiro de obras reduzido;
  • extensa gama de perfis com propriedades mecânicas diferenciadas, que atendem a variados tipos de projeto;
  • capacidade de resistir a altas solicitações;
  • qualidade e rastreabilidade, por serem produtos siderúrgicos industrializados, produzidos seguindo rigorosamente as normas internacionais.

As estacas pranchas podem atuar também como fundações, por exemplo, na região do apoio de pontes, onde são demandadas soluções para contenção e fundação.

Esse recurso pode facilitar um progresso mais rápido da obra?

Com certeza. Por serem produtos industrializados, chegam prontos à obra e podem ser instalados em elementos de até 1,60 metros, o que permite um avanço muito rápido. Além disso, dispensam a espera do tempo de cura do produto, como no caso do concreto, e permitem o adiantamento das próximas etapas da obra.

Como relacionar o uso da prancha com o gabião?

Daniel Rodrigues ressalta que “o uso do gabião para proteção contra erosão da base de instalação da estaca prancha, em ambientes hidráulicos, é a associação mais comum entre as soluções”. “Uma segunda utilização no contexto de estruturas de contenções, em regiões com solos pouco resistentes, contemplaria a execução de um muro de gravidade em gabião apoiado sobre um aterro sustentado pela estaca prancha. Ou seja, a fundação do gabião é criada com uso da estaca prancha”.

Mariana Rosas reitera que “as soluções frequentemente se complementam. As estacas pranchas são muito aplicadas em estruturas fluviais e marítimas onde pode ser necessária uma proteção adicional contra erosões, devido ao transporte acentuado de sedimentos no local. Dessa forma, a associação de estaca prancha com instalação de gabião na base, por exemplo, torna-se a melhor opção”.

Quais os principais pontos de atenção na utilização da estaca prancha em associação com os gabiões?

Um fundamental cuidado na aplicação de gabiões como elementos de proteção contra erosão seria a execução adjacente à superfície das estacas pranchas, ou seja, prevenindo a existência de vãos e espaço vazios entre as duas soluções. Para fluxos hidráulicos intensos, é inclusive interessante avaliar a possibilidade de fixação do gabião na superfície da estaca prancha.

Quanto ao uso como contenções, é importante prever no dimensionamento das estacas pranchas a sobrecarga proveniente da utilização dos gabiões e garantir que os mesmos tenham embutimento no aterro. Por fim, tipicamente os gabiões se apresentam como elementos menos rígidos que as estacas pranchas, assim, é importante prever e compatibilizar o comportamento da estrutura.

Portanto, essas foram as principais informações acerca do funcionamento e utilização da solução combinada de estaca prancha metálica e gabião em obras hidráulicas. Percebe-se que esse recurso tem potencial para gerar grandes benefícios referentes à obra, como progresso mais rápido, maior organização e limpeza do local, ganho em tempo de supervisão e menor área de armazenamento.

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Últimos artigos